O Que Você Faria Se Tivesse Um Tubarão Atrás De Você?

Gustavo Mota • 12 de agosto de 2019

Você já ouviu falar que a zona de conforto pode matar a sua empresa?

Hoje quero trazer para vcs uma história que eu contei durante o Desafio de 21 dias, que estou fazendo no Instagram.
 
(Se vc não sabe o que é o Desafio de 21 dias, é uma sequência de vídeos ao vivo que estou fazendo no meu Instagram todos os dias as 7:07 da manhã. Para participar, basta clicar aqui as 7:07 todos os dias. Não precisa se cadastrar!).
 
Pois é, como dizem por aí, não existe crescimento na zona de conforto.
 
E se a sua empresa não cresce, ela morre.
 
Por isso, hoje eu quero trazer uma história que mudou a forma como eu toco meus negócios e a minha vida.
 
Leia o texto abaixo de um livro do artista e escritor Celito Medeiros:

“A maioria das pessoas sabem que os japoneses adoram peixe fresco, porém as águas perto do Japão não produzem peixes há décadas.
 
Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar cada vez mais longe.
 
Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar nas prateleiras dos supermercados, e se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. Como era de se esperar, os japoneses, nem ninguém gostou do sabor de peixes sem vida.
 
Para resolver este problema, as empresas tiveram uma ideia e instalaram frigoríficos em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto mar. As câmaras frigoríficas permitiam que os barcos fossem mais longe e ficassem em alto mar por mais tempo, entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, também não gostaram do sabor.
 
Tentando resolver novamente o mesmo problema, as empresas de pesca instalaram nos barcos enormes tanques para manter os peixes vivos, entretanto eles eram tantos que acabavam amontoados pela falta de espaço. Então, confinados, os peixes paravam de se debater e não se moviam mais, chegando cansados e abatidos, porém, ainda vivos. Embora a ideia fosse boa, os japoneses ainda podiam notar a diferença no sabor.
 
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o paladar. Os japoneses gostam de peixe fresco e não do sabor do peixe apático.
 
Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas tiveram então uma ideia brilhante: além de colocar os peixes dentro dos tanques, elas também adicionaram um pequeno tubarão em cada um deles.
 
O tubarão come alguns peixes, mas a maioria chega “muito vivo”. 
 
Os peixes são desafiados. 
 
Ficam alerta e tentam sobreviver a qualquer custo.”.
 
Irado, não é mesmo?
 
Agora reflita sobre a sua postura.
 
Temos o costume de nos acomodar, faz parte da natureza humana.
 
Nosso cérebro vai sempre buscar gastar o mínimo de energia.
 
Mas com um tubarão atrás de você, eu duvido que vc fique acomodado.
 
Reflita sobre o que vc está fazendo para se desafiar.
 
Agora, eu quero te fazer um convite: assim como eu, coloque um tubarão dentro do seu tanque e veja como os seus resultados serão alavancados como nunca antes.
 
 

#vamosjuntos

Gustavo Mota
"Inspirando e ajudando empreendedores a serem extraordinários!"

PS: Entre para o grupo com mais de 200 empreendedores que estão compartilhando estratégias de marketing e vendas - #FalaEmpreendedor no Telegram https://t.me/joinchat/DdBC-UwfupylTqNqveQzDg

PS2: Não tem Telegram? Baixe gratuitamente na App Store ou no Google Play.
Por Gustavo Mota (eu) 24 de janeiro de 2023
Qual é o melhor modelo de contratação, CLT ou PJ?
Por Gustavo Mota (eu) 24 de janeiro de 2023
O onboarding de um colaborador novo é o processo de introduzir e integrar um novo funcionário na empresa. Uma boa estruturação do onboarding inclui:
Por Gustavo Mota (eu) 24 de janeiro de 2023
Listei abaixo algumas sugestões passo-a-passo para um roteiro de treinamento de vendas em odontologia:
Veja mais artigos